Terremoto de magnitude 7,7 atinge Mianmar e Tailândia e deixa 23 mortos O tremor também foi sentido no sudoeste da China, em Laos e no Vietnã. Redação CPAD NewsDe Redação CPAD News28 de março de 2025Atualizado:28 de março de 20253 minutos lidos

Terremoto de magnitude 7,7 atinge Mianmar e Tailândia e deixa 23 mortos O tremor também foi sentido no sudoeste da China, em Laos e no Vietnã. Redação CPAD NewsDe Redação CPAD News28 de março de 2025Atualizado:28 de março de 20253 minutos lidos

                                             Foto: reprodução (frame de vídeo / Youtube) 

Na madrugada desta sexta-feira (28), um terremoto de magnitude 7.7 na escala Richter atingiu o noroeste de Mianmar, onde 20 pessoas morreram. Os tremores alcançaram a capital Bangkok, localizado na Tailândia. E com o impacto, um prédio em construção desaba e causa a morte de, pelo menos, três pessoas e vários desaparecidos. O tremor foi o mais forte dos últimos anos no país e causou destruição generalizada, superando o de 2016, que alcançou magnitude de 6.8.

Em Mianmar, os hospitais e centros comunitários estão sendo transformados em abrigos temporários. E como a cidade está no meio de uma guerra civil, muitas áreas não são facilmente acessíveis. Com isso, ainda não está claro quais serão os esforços de resgate fornecidos pelo Exército.

A primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, declarou Bangkok como “zona de emergência”. Equipes de emergência na Tailândia informaram que três pessoas foram encontradas mortas e ainda não se sabe o número de pessoas feridas nos escombros de um prédio que desabou. Em vídeo que circula na internet, dá para ver o prédio caindo e várias pessoas correndo, tentando fugir do local e se livrar da enorme nuvem de poeira que surge. Outro vídeo mostra água de uma piscina localizada no topo de outro prédio transbordando e caindo em forma de cascata do edifício. Equipes de resgate trabalham intensamente no local.

A área metropolitana de Bangkok abriga mais de 17 milhões de pessoas, e muitas vivem em prédios altos. Os alarmes tocaram na cidade às 13h30 (horário local) e várias pessoas assustadas, evacuaram dos prédios residenciais e comerciais. O Departamento de Prevenção de Desastres da Tailândia afirmou que o terremoto foi sentido em quase todas as regiões do país.

Milhares de pessoas correram para o Parque Benjasiri tentando fugir do impacto causado pelo terremoto. As ruas ficaram congestionadas e alguns trechos paralisados. Ainda não se sabe o número de feridos. O governo tailandês ativou imediatamente os protocolos de emergência e pede a população a evitar as áreas de risco e prédios altos.

Em Mandalay, a segunda maior cidade de Mianmar e próxima ao epicentro, alguns edifícios e o antigo palácio real foram danificados pelos efeitos dos tremores. Embora o local seja propenso a terremotos, ela acaba sendo pouco povoada e a maioria das casas são construções baixas. No sudoeste de Mandalay, Sagaing, uma ponte de 90 anos desabou. Alguns templos religiosos localizados na capital de Mianmar também ficaram destruídos com os efeitos do tremor.

O tremor também foi sentido no sudoeste da China, em Laos e no Vietnã. Especialistas afirmam que ainda há possibilidade de réplicas nas próximas horas, e isso representam novos riscos para estruturas já abaladas.

As equipes de resgate seguem no local, o que pode aumentar o número de mortos nas próximas horas. A comunidade internacional já começa a se mobilizar para prestar assistência às regiões mais afetadas.

 

Com informações Agência Estadão, CNN Brasil e BBC


 

Postar um comentário

0 Comentários