Alcançar a vizinhança da igreja através de um projeto social foi a ideia que veio à mente do pastor Leonardo Mariano após um momento de busca a Deus, assim que assumiu a recém-inaugurada congregação da Assembleia de Deus em Bonsucesso (RJ), a ADB Cachambi, localizada na zona norte do Rio de Janeiro. “Passei a buscar ao Senhor de como eu poderia conduzir essa igreja, uma vez que eu seria o primeiro pastor a pastoreá-la. Anteriormente estávamos na congregação da Barra da Tijuca, que apesar de estar na mesma cidade, tinha demandas completamente diferentes”, contou o pastor.
E depois de andarem pela vizinhança da igreja e pelos bairros vizinhos, o pastor e a esposa, Michele Mariano, perceberam que além da evangelização por intermédio de ar livre, entrega de folhetos e visita aos lares, poderia alcançar os vizinhos através de outros meios ligados ao serviço social. O pastor Léo (como é conhecido) lembrou-se de um desejo antigo que ele e a esposa que é formada em Serviço Social, sempre tiveram em seus corações. Mas como fazer e o que fazer?
Como Deus não trabalha com coincidência, naquele mesmo ano, o pastor Léo foi convidado para ministrar em um congresso de jovens da Assembleia de Deus de Londrina (PR), a convite de um pastor amigo, Jodson Gomes e ali Deus estava confirmando o que estava no coração do pastor. “Conhecemos o Projeto Lucas, que é um projeto social que tem transformado a vida de muitas pessoas em Londrina. Voltamos de lá com a certeza de que Deus estava nos dando essa direção”, lembrou.
Ao retornar, o pastor contou para algumas pessoas o desejo de abençoar vidas por intermédio de projetos que pudessem atrair pessoas que não são da igreja. Assim sendo, além do ensino das Escrituras, eles investiriam em uma escola musical e em cursos profissionalizantes. “Um dos nossos músicos e amigo, Delso Bastos, veio com a proposta de iniciarmos a escola de música não apenas para nossa igreja, mas aberto a todos que quisessem aprender a tocar instrumentos ou cantar”, lembrou Pr. Léo.
E em 2022, a escola de música iniciou e começou a atrair pessoas tanto da igreja como da vizinhança. A cada término de turmas havia apresentação de recitais, onde os alunos se apresentavam para os familiares deles e membros da igreja ADB Cachambi, o que atraía ainda mais alunos para a escola.
Dois anos depois, no dia 17 de dezembro de 2024 (mesma data de aniversário do Pr Léo), o projeto decidiu dar o segundo passo, que era investir na profissionalização. “Eu sou design gráfico e em nossa igreja temos outros profissionais na área de programação e informática. Chamei esses irmãos e disse que alugaria uma sala, com recursos próprios, como uma oferta a Deus, e gostaria que eles se voluntariassem para juntamente comigo, darem aula gratuitamente, nas áreas em que cada um de nós atuamos. Todos os que chamei aceitaram de imediato”, explicou o pastor.
A sala alugada fica na rua em frente a ADB Cachambi, assim facilitaria às pessoas não cristãs a entrarem no projeto, mesmo que eles não se sintam à vontade de entrar em uma igreja evangélica. “E orando pelo lugar onde estamos hoje, Deus colocou no meu coração o nome para o projeto que envolve a parte musical e a profissionalizante: Semear, com base no texto bíblico em Lucas 8.11 b A semente é a Palavra de Deus”, disse o pastor.
Desde que o Projeto Semear nasceu, o propósito é o mesmo, de semear nos corações das pessoas a Palavra de um Deus que é amoroso e generoso, que não se esquece dos pobres e que transforma histórias. E antes de iniciar a aula, os alunos ouvem uma rápida mensagem bíblica dada pelo pastor Léo Mariano.
Os profissionais são evangélicos, alguns da própria igreja no Cachambi e outros de igrejas co-irmãs. Ao todo são dez pessoas que atuam nos cursos de música e computação. Na parte musical, o Projeto Semear traz aulas de teclado, bateria, contrabaixo, violão e canto. E nos cursos de informática são: Canva, Introdução ao Adobe Photoshop e Illustrator, Introdução a Linguagem de Programação, Excel e Word.
Atualmente, 40 alunos estão sendo atendidos no projeto que acontece as terças, quintas (música) e no sábado (computação). “A nossa ideia de deixar os outros dias livres (segunda, quarta e sexta) é para que a medida que os melhores alunos forem se formando, eles possam usar nossa estrutura para trabalhar até que consigam ter seu próprio computador em casa. Nosso Projeto já atendeu mais de 100 alunos”, informou Mariano.
E completou: “Ao final deste primeiro semestre de 2025, o melhor aluno do curso profissionalizante do Projeto Semear ganhará de presente 1 computador completo.”
Se você é do Rio de Janeiro e quer conhecer o Projeto Semear, ele fica localizado na Rua Henrique de Vasconcelos 34 Cachambi.
Por Luciene Saviolli
Com informações e fotos cedidas pelo pastor Leonardo Mariano
Sua igreja tem um projeto que atende em benefício à comunidade local? Envie a sugestão de pauta para o e-mail: luciene.saviolli@cpad.com.br e no Assunto coloque: “Igreja em Ação”. Caso seja aprovado, a sua história também poderá ser contada neste site.
0 Comentários