Foto: reprodução/Agência Brasil (Tânia Rego)
A primeira reunião de altas autoridades desde o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, realizado na Cúpula do G20, no fim de 2024, acontecerá no próximo mês de maio, no Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, nesta quinta-feira (30), que o evento reunirá os ministros da Agricultura de todos os países da África, para discutir formas de aumentar a produtividade agropecuária.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem a adesão de 82 países, 24 organizações internacionais, nove instituições financeiras e 34 organizações filantrópicas e não governamentais.
A proposta foi idealizada pelo Brasil, e tem entre os objetivos, alcançar 500 milhões de pessoas com transferência de renda; 150 milhões de crianças com alimentação escolar; 200 milhões de mulheres e crianças de até seis anos com saúde e acompanhamento da gestação e primeira infância, além de 100 milhões de pessoas com emprego e empreendedorismo.
“Nós vamos fazer uma reunião para mostrar o que temos de bom no Brasil, levar eles [ministros] a campo para ver o que está acontecendo de bom, e depois fazer uma reunião técnica, coordenada pela Embrapa, pelo Ministério das Relações Exteriores, pra gente transferir um pouco de conhecimento para os nossos companheiros africanos e ver se a gente combate a fome de verdade”, destacou Lula.
De acordo com a estimativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), entre 713 milhões e 757 milhões de pessoas podem ter passado fome em 2023. A organização sinaliza que esse total corresponde a uma média de uma em cada 11 pessoas no mundo e uma em cada cinco na África.
Redação CPAD News/ Com informações Agência Brasil
0 Comentários