Dia da Amazônia: a maior floresta tropical do mundo Conheça um pouco da biodiversidade encontrada somente na região Redação CPAD NewsDe Redação CPAD News5 de setembro de 20243 minutos lidos

Dia da Amazônia: a maior floresta tropical do mundo Conheça um pouco da biodiversidade encontrada somente na região Redação CPAD NewsDe Redação CPAD News5 de setembro de 20243 minutos lidos

 

Com um território de 6,7 milhões de Km², a Amazônia se estende pelo Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, e representa um universo de vidas que despertam o interesse global sobre a região.

Neste dia 5 de setembro, é celebrado o dia da Amazônia e é uma oportunidade para destacar a importância de se preservar a maior floresta tropical do mundo.

A Amazônia é também chamada de santuário de biodiversidade, devido às inúmeras espécies de plantas, peixes, aves, mamíferos, répteis, anfíbios e insetos presentes na fauna e a flora amazônica.

Confira algumas curiosidades, destacadas pelo G1, sobre a biodiversidade que é encontrada somente na região:

– Periquitamboia ou cobra-papagaio
Uma espécie de serpente (Corallus batesii), da mesma família da jiboia, que nasce nas cores vermelho e alaranjado. A partir do 6º mês, a cobra-papagaio passa adquirir uma coloração verde.

– Jacarerana
Um lagarto semiaquático que habita rios e igarapés. Seu nado se assemelha ao de jacarés.

– Mata-mata ou matamatá
O réptil é um cágado encontrado em igarapés e na lama, que tem uma aparência que lembra dinossauro. Coloca somente a ponta do nariz para fora d’água e o formato se assemelha a um pedaço de madeira.

– Sucuri-verde
A sucuri é uma das maiores cobras existentes no Brasil e na Amazônia; ela figura no imaginário popular.

– Candiru
Um pequeno peixe que tem capacidade para entrar em orifícios humanos e usa espinhos para se fixar dentro do corpo humano. Se alimenta de sangue, e é muito temido por quem mora na Amazônia e toma banho em rios e igarapés.

– Poraquê
Conhecido como o peixe-elétrico, pois emite uma descarga elétrica que pode matar um ser humano. É uma das espécies mais emblemáticas da fauna brasileira, em especial na Amazônia. Não tem escamas e o corpo tem formato semelhante ao de uma enguia. Pode chegar até 2,5 metros de comprimento.

– Angelim-vermelho
A árvore mais alta do Brasil está localizada na Amazônia. A angelim-vermelho (Dinizia excelsa) tem 88,5 metros de altura e foi encontrada na Floresta Estadual do Paru, no estado do Pará. Sua altura equivale a um prédio de 30 andares. A espécie está ameaçada de extinção.

– Castanha-do-Pará
A árvore pode alcançar 60 metros de altura e o fruto tem elevado poder nutricional. A castanha também é utilizada na produção de remédios naturais e cosméticos.

– Seringueiras
É desta espécie de vegetal que se extrai o látex, matéria-prima para a produção de borracha.

– Flor de Carajás
É considerada o símbolo oficial de Parauapebas, no sudeste paraense, por meio de uma lei municipal. A flor é encontrada somente na Floresta Nacional de Carajás e está classificada como ‘em perigo’ de extinção na Lista vermelha Oficial do Brasil.

– Onça-pintada
Estes felinos são encontrados em diversos biomas, porém os que vivem na Amazônia tendem a ser menores que são encontrados no Pantanal.

– Jacaré-açu
Um animal endêmico da América do Sul, que habita principalmente na Bacia Amazônica. Cerca de 70% da população destes animais está na Amazônia.

– Sagui-pigmeu
O menor macaco do mundo vive na floresta amazônica que vive o menor macaco do mundo. Cresce no máximo 15 centímetros (contado com a cauda) e pesa, aproximadamente, 100 gramas. O animal é encontrado no Brasil, Colômbia, Equador e Peru e Equador.

 

Com informações G1

Postar um comentário

0 Comentários