A Bíblia Sagrada foi, recentemente, lançada no idioma Beembe, que é predominante no sul da República do Congo e falado por mais de 100 mil pessoas.
Colaboradores da Sociedade Bíblica na Inglaterra e no País de Gales auxiliaram os tradutores durante todo o processo, que levou anos de trabalho.
Dr. Christian Ntondele, recém nomeado como líder da equipe nacional em Brazzaville, a capital do Congo, participou da liderança da tradução e finalização da Bíblia Beembe.
“A publicação é uma chance de expressar nossa gratidão a todos que apoiaram esse projeto ao longo dos anos. Decidimos avançar com a tradução porque nosso sonho é tornar a Bíblia acessível em todas as línguas maternas”, afirmou.
É comum que os pregadores utilizem a Bíblia em francês, língua oficial do país, e adaptem as traduções para o Beembe. Mas, a prática é considerada inadequada por cristãos locais, que afirmam que isso “prejudica a experiência de adoração”.
De acordo com a Sociedade Bíblica, a população de seis milhões de habitantes do Congo fala diversos idiomas. Em 2021, foi concluída a primeira Bíblia em Lari, outra língua congolesa.
“Publicamos o Novo Testamento Beembe em 2013. Depois, completamos o Antigo Testamento Lari para finalizar a Bíblia Lari. A tradução do Antigo Testamento Beembe foi um desafio. Tivemos que desenvolver um sistema de escrita para a língua. O projeto levou mais tempo do que o previsto, mas foi uma experiência enriquecedora. Agora, os falantes de Beembe podem entender integralmente a Bíblia e conhecer a vontade de Deus para suas vidas”, explicou Dr. Ntondele.
Estas conquistas são significativas para a equipe que se dedica aproximar às pessoas de Deus, por meio de uma compreensão mais profunda das Escrituras.
“Demorou muito e muitos aguardaram ansiosamente por esta publicação. Muitos partiram para a Glória antes de ver este dia. Mas somos abençoados por termos a oportunidade de segurar fisicamente a Bíblia Beembe enquanto ainda estamos vivos”, expressou um líder local.
Com informações Portal de Prefeitura e Bible Society
0 Comentários