Uma marcha de protesto pacífico aos ataques recentes às comunidades cristãs foi organizada pela Associação Cristã da Nigéria (CAN, da sigla em inglês) junto a outros líderes proeminentes do estado de Plateau, Nigéria.
A passeata começou na Estação de Rádio e Televisão (PRTV) nos arredores de Rayfield, seguiu pelas ruas de Jos até a residência do governador, em Rayfield. Além de cartazes, os manifestantes carregaram porções de galhos e ramos como forma de simbolizar a dor e a tensão que têm vivido.
A marcha pacífica teve como objetivo expressar o luto e o pedido pelo fim das mortes dos irmãos e irmãs em Cristo sob as mãos de extremistas fulanis em Mangu, Barkinladi, Riyom e, recentemente, na região de governo local (LGA, da sigla em inglês), de Bokkos.
O líder cristão Stephen Baba Panya enviou uma carta de protesto ao governador para que fosse entregue ao atual presidente da Nigéria, Bola Tinubu, aonde toda a comunidade cristã local do estado de Plateau condenava os assassinatos de cristãos inocentes e indefesos em mais de 20 comunidade.
De acordo com a Portas Abertas, ao todo, 25 vilarejos foram atacados em um atentado militarmente planejado no dia 24 de dezembro de 2023, 110 homens, 37 mulheres, dez crianças e três pessoas com deficiência foram queimadas em suas casas. Estima-se que há 15 mil deslocados internos e que oito igrejas também foram incendiadas.
Com informações: Portas Abertas (11.01.24)
0 Comentários